>
(61)3436-5255
Clique e baixe o cartão de visitas
Ir para o conteúdo

Menu principal:

CEPResponde


O que é a febre?
A Dra. Asta Brandão, pediatra do CEP, responde:


Febre é a elevação da temperatura do corpo devido a mudanças no centro regulador da temperatura, localizado no cérebro. A temperatura normal do corpo humano oscila entre 36,1°C a 37,2°C, variando de acordo com a idade (costuma ser maior em crianças), hora do dia (maior no fim da tarde), sexo (mais elevada no sexo feminino), atividade física, alimentação, alterações climáticas e também com o local de medida, podendo ser medida na axila, boca, reto, ouvido ou na testa. A temperatura axilar é de 0,5° a 1°C mais baixa que a retal e a oral.

Usualmente se considera febre a temperatura axilar a partir de 37,5°C. Para medir a temperatura axilar utilizam-se termômetros de mercúrio, mantendo-o sob a axila por 3 a 5 minutos, ou os termômetros digitais que emitem um alarme sonoro ao finalizar a medida. Os termômetros digitais com infravermelho permitem verificar a temperatura em 1 segundo, facilitando bastante o manejo com crianças pequenas.

As principais causas de febre em crianças são infecções por vírus ou bactérias e reação a vacinas (influenza, coqueluche e pneumocócica). Na maioria das vezes a febre está relacionada a infecções virais leves de vias aéreas superiores, entretanto pode ser o primeiro sinal de infecções graves. Frequentemente observa-se sudorese (suor excessivo), calafrios, taquicardia (aumento da freqüência cardíaca) e mal estar.

É importante diferenciar a febre da hipertermia, em que não há influência do centro regulador da temperatura, observada quando há excesso de calor por uso de roupas em demasia, exposição excessiva ao sol ou por permanência em ambiente superaquecido.

Os pais devem sempre dispor de um termômetro em casa e saber utilizá-lo, não apenas para confirmar se a criança está com febre, mas também para saber a sua intensidade e para auxiliar no controle com o uso de antitérmicos ou medidas físicas, como banho morno.

Esta resposta tem caráter educativo para esclarecimento e orientação dos pais.
Leve seu filho ao pediatra regularmente. Criança feliz é criança saudável!

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal