>
(61)3436-5255
Clique e baixe o cartão de visitas
Ir para o conteúdo

Menu principal:

CEPResponde


Qual a importância da atividade física em crianças e adolescentes?
A Dra. Selma Moreira, endócrino-pediatra do CEP,
explica.

A prática de atividade física é essencial para uma boa saúde física e mental. Para as crianças e adolescentes é fundamental. Pais que estimulam a prática de exercícios físicos são exemplos para os seus filhos.


São vários os benefícios do exercício físico regular e podemos citar alguns: permite a construção de ossos mais fortes e formação de uma musculatura mais resistente, melhora a postura e a flexibilidade, aprimora a coordenação motora, estimula a sociabilidade, aumenta a auto-estima e o equilíbrio emocional, permite melhor controle do peso reduzindo o risco de obesidade e suas complicações como: o diabetes, dislipidemia e alteração da pressão arterial.

Os exercícios físicos são complementos à rotina social, que deve ser preenchida também com atividade escolar, brincadeiras e momentos de descanso. Importante ressaltar que o tempo dispendido em atividades como vídeo game, televisão ou computadores não seja superior a 2 horas ao dia. É necessário que as crianças e os adolescentes se movimentem e que seja combatido o sedentarismo.

As atividades físicas não devem ser realizadas com sobrecarga de peso, pois isso poderá gerar lesões ósseas e musculares, além de comprometer o crescimento e puberdade. Nossos jovens, principalmente aqueles com sobrepeso, podem praticar atividades aeróbicas em academias, desde que bem acompanhados com instrutores especializados e que não realizem exercícios que exijam trabalho extenuante da musculatura. O objetivo do exercício não deve ser ganhar massa muscular, mas sim promover condicionamento físico e reduzir o excesso de peso. É necessário ter limites, também para os exercícios.


Uma outra opção é incentivar a prática de esportes coletivos, os quais estimulam o convívio social com as diferenças e promovem o trabalho em equipe, pontos chaves para um bom relacionamento na sociedade atual.

Exercícios físicos regulares, alimentação balanceada e uma boa rotina de sono são essenciais para o desenvolvimento de uma infância e de uma adolescência saudável.


Este texto tem caráter educativo para esclarecimento e orientação dos pais.
Criança feliz é criança saudável!

É possível prevenir diabetes desde criança? Veja aqui

Qual a idade normal para a primeira menstruação da menina? Veja aqui
Conheça nossos médicos.  Veja aqui
Saiba como chegar ao CEP.  Clique aqui


Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal