Alimentação Colorida

A Dra. Aline Sousa, nutricionista do CEP, fala sobre alimentação saudável, dieta balanceada, colorida e variada.

A alimentação saudável compreende uma dieta balanceada, colorida e variada, de forma que, satisfaça inteiramente as necessidades do organismo. Quanto mais colorido for o prato que você ingerir, maior será o benefício para a saúde por conter mais substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres. Cada tipo de alimento de uma cor diferente representa um princípio ativo, que age na prevenção de doenças crônicas inclusive o câncer.

Os alimentos estão divididos em seis grupos de cores:

Vermelho

Alimentos indicados: tomate, melancia, goiaba, caqui, pimentão vermelho, morango, cereja, acerola entre outros. Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno, um pigmento natural responsável pela cor avermelhada. O pigmento garante a proteção antioxidante, ajuda na prevenção do câncer de bexiga, mama, próstata e auxilia no combate ao colesterol.


Roxo

Alimentos indicados: berinjela, cebola roxa, beterraba, ameixa preta, amora, repolho roxo e rabanete.

Os alimentos arroxeados são fontes de antocianinas, substâncias que impedem a oxidação do LDL colesterol (colesterol ruim) nas artérias, protegendo o organismo de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). As antocianinas têm ação anti-inflamatória e protegem as conexões cerebrais e a memória.


Amarelo

Alimentos indicados: laranja, mamão, abóbora, cenoura, melão, manga, pêssego, damasco, milho, abacaxi, carambola, entre outros. Os alimentos amarelos contêm betacaroteno, antioxidante que combate os radicais livres que, em excesso, podem levar ao câncer e ao envelhecimento precoce. Além disso, os alimentos amarelos ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.


Branco

Alimentos indicados: couve–flor, cebola, nabo, alho poró, banana, inhame, palmito, aipo e repolho, broto de bambu, brotos de feijão.Os alimentos brancos são fontes de cálcio e potássio. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas.


Verde

Alimentos indicados: abobrinha verde, acelga, almeirão, agrião, bertalha, brócolis, brotos de alfafa, chicória, couve manteiga, limão, alface, coentro, espinafre, escarola, jiló, mostarda, pepino, rúcula, entre outros.

Os alimentos verdes-escuros são ricos em cálcio, fósforo, magnésio e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes

.

Marrom

Alimentos indicados: aveia, nozes, castanhas e cereais integrais.

São alimentos ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento intestinal, na redução dos níveis de colesterol e triglicérides, manter estável a glicose sanguínea, combatem a ansiedade e a depressão, e previnem contra o câncer e as doenças cardiovasculares


Existe um programa chamado 5 ao dia, que tem o intuito de lembrar você de comer, no mínimo, 5 porções de frutas ou hortaliças, todos os dias. Uma campanha que já é sucesso no mundo todo. Alguns estudos provaram que comer 5 porções diárias de frutas ou hortaliças podem ajudar a reduzir o risco de várias enfermidades como o câncer e doenças do coração.


Esses alimentos contêm vitaminas, fibras, minerais e ainda outras substâncias que nos ajudam a viver mais e melhor. Além disso, quando você come frutas e hortaliças, evita comidas gordurosas e industrializadas que não fazem bem para sua saúde.


Veja um exemplo de cardápio: No café da manhã um suco de morango, no lanche da manhã uma banana, no almoço uma salada de brócolis, no lanche da tarde uma ameixa preta e no jantar um creme de abóbora. Viu como é fácil? É claro que o seu cardápio pode, e deve ser muito mais rico e variado do que este.


Este texto tem caráter educativo para esclarecimento e orientação dos pais.

Criança feliz é criança saudável!