Fast food realmente faz mal pra saúde das crianças?

A Dra. Aline Souza, nutricionista do CEP responde:

Sim, faz mal!

Por necessidade ou opção, grande parte da população aderiu ao sabor e à praticidade dessas "refeições rápidas" mas, poucas pessoas têm consciência das influências que tal atitude pode trazer à sua saúde.

O problema é a frequência com que se consome esse tipo de alimentação. Os pratos servidos nesses locais normalmente ultrapassam a quantidade de gordura, sal e açúcar que são recomendados para as crianças e deixam a desejar as vitaminas, minerais e fibras.

Uma criança viciada em refeições rápidas tem grande probabilidade de se tornar uma criança obesa, hipertensa, diabética e com taxas de colesterol elevadas.

Dessa forma, cabe aos pais, servir-lhes de modelo. Recomenda-se que os filhos, desde cedo, tenham contato com uma grande variedade de alimentos nutritivos, apropriados ao seu desenvolvimento.

O que é considerado fast-food?

Fast Food é comida rápida e pouco saudável. Os lanches, empanados, batatas fritas, refrigerantes, milk shakes e sucos oferecidos por grande parte das lanchonetes de fast foods são ricos em gorduras e açúcares. Se uma pessoa passar a se alimentar frequentemente deste tipo de comida, poderá ficar obesa e até desenvolver algumas doenças com o passar do tempo.



Pratos industrializados congelados são considerados saudáveis?

Não. Muitos alimentos processados congelados possuem altos níveis de sódio, gorduras saturadas e carboidratos simples em sua composição, o que é altamente prejudicial à saúde, pois o excesso dos mesmos pode acarretar a em doenças crônicas não transmissíveis.

É possível ir a um restaurante e comer pratos saudáveis?

Sim. O certo a se fazer, é optar por refeições mais leves, onde os alimentos possuem um menor teor de gordura, sódio, corante e açúcares. Dê preferência a consumo de carnes magras como frango e peixes, arroz, feijão, verduras cruas e cozidas, frutas e suco.

Esta resposta tem caráter educativo para esclarecimento e orientação dos pais.

Leve seu filho ao pediatra regularmente. Criança feliz é criança com saúde!