O que é a febre?

A Dra. Asta Brandão, pediatra do CEP, responde:

Febre é a elevação da temperatura do corpo devido a mudanças no centro regulador da temperatura, localizado no cérebro. A temperatura normal do corpo humano oscila entre 36,1°C a 37,2°C, variando de acordo com a idade (costuma ser maior em crianças), hora do dia (maior no fim da tarde), sexo (mais elevada no sexo feminino), atividade física, alimentação, alterações climáticas e também com o local de medida, podendo ser medida na axila, boca, reto, ouvido ou na testa. A temperatura axilar é de 0,5° a 1°C mais baixa que a retal e a oral.

Usualmente se considera febre a temperatura axilar a partir de 37,5°C. Para medir a temperatura axilar utilizam-se termômetros de mercúrio, mantendo-o sob a axila por 3 a 5 minutos, ou os termômetros digitais que emitem um alarme sonoro ao finalizar a medida. Os termômetros digitais com infravermelho permitem verificar a temperatura em 1 segundo, facilitando bastante o manejo com crianças pequenas.

As principais causas de febre em crianças são infecções por vírus ou bactérias e reação a vacinas (influenza, coqueluche e pneumocócica). Na maioria das vezes a febre está relacionada a infecções virais leves de vias aéreas superiores, entretanto pode ser o primeiro sinal de infecções graves. Frequentemente observa-se sudorese (suor excessivo), calafrios, taquicardia (aumento da freqüência cardíaca) e mal estar.

É importante diferenciar a febre da hipertermia, em que não há influência do centro regulador da temperatura, observada quando há excesso de calor por uso de roupas em demasia, exposição excessiva ao sol ou por permanência em ambiente superaquecido.


Os pais devem sempre dispor de um termômetro em casa e saber utilizá-lo, não apenas para confirmar se a criança está com febre, mas também para saber a sua intensidade e para auxiliar no controle com o uso de antitérmicos ou medidas físicas, como banho morno.

Esta resposta tem caráter educativo para esclarecimento e orientação dos pais.

Leve seu filho ao pediatra regularmente. Criança feliz é criança saudável!

- Cuidado com lanches que vão queijos, frios, requeijão ou mesmo evitar levar iogurtes ou produtos que necessitam de refrigeração. São alimentos fáceis de estragar e dificilmente as escolas tem um refrigerador para armazenar o lanche;


- Sempre coloque uma fruta na lancheira. Mas deixe com que a criança participe da escolha de qual fruta ela quer levar no dia. Se ela não quiser nenhuma, escolha frutas que não estragam com facilidade e envie junto na lancheira. Se a criança não comer na escola, ela comerá em uma outra oportunidade;


- Sempre pergunte dos lanches dos colegas. Assim ficará mais fácil identificar quando o seu filho comeu algo do amigo. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade isso pode agravar mais o ganho de peso;


- Além da fruta é necessário levar uma opção de carboidrato que são responsáveis pela energia. Coloque na lancheira pães integrais, bisnaguinha integral, sanduíches tipo wrap (vide imagem ao lado), barras de cereais, biscoitos integrais.


- As geleias de frutas e polenguinho são boas opções de passar no pão por não precisarem de refrigeração;


- Quando for biscoitos ou bolachas não se deve colocar na lancheira o pacote inteiro. Sempre separar as porções de 4 a 5 biscoitos para não correr o risco da criança passar da quantidade adequada;


- Orientar a criança quando ela for consumir salgados da cantina, escolher os assados e evitar as massas folhadas. O pão de queijo, enroladinho, esfirra e torta são boas opções.


- Sempre coloque uma garrafinha de água na mochila. As crianças esquecem de beber água. Avise a professora para lembrar o seu filho de tomar a água.


- Os achocolatados possuem muita gordura e açúcar. Evite colocá-los todos os dias na lancheira.


Sempre consulte um profissional Nutricionista para saber a melhor opção no caso do seu filho.


Esta resposta tem caráter educativo para esclarecimento e orientação dos pais.

Leve seu filho ao pediatra regularmente. Criança feliz é criança com saúde!