O que fazer quando a criança tem dificuldades para evacuar?

As Dras. Asta Brandão, Pediatra e Aline Sousa, Nutricionista do CEP respondem:

A Dra. Asta explica que em primeiro lugar é necessário avaliar o hábito intestinal da criança, observando a consistência, a quantidade e o calibre das fezes, o intervalo de tempo entre as evacuações e a intensidade do esforço para evacuar. Considera-se a constipação intestinal quando ocorre evacuação incompleta, eliminação de fezes endurecidas e por vezes calibrosas, aumento do intervalo entre as evacuações e esforço excessivo para evacuar, podendo ainda haver queixas de flatulência, distensão e de desconforto abdominal, resultantes de um mau funcionamento do intestino.

A criança constipada sempre se beneficia com uma dieta laxativa, rica em fibras e com ingesta de líquidos adequada. Entretanto, alguns casos de mais difícil controle requerem avaliação médica especializada e, por vezes, uso de medicamentos para normalizar as evacuações.


A Dra. Aline Sousa, nutricionista do CEP, indica uma lista de alimentos laxativos, recomendados de acordo com a faixa etária:


Entre 6 e 12 meses:

  • Frutas laxativas: abacate, abacaxi, ameixa preta fresca, melão, tangerina, caqui, laranja, morango, manga, mamão e uva. (Podem ser consumidas in natura ou em saladas)

  • Verduras e legumes laxativos: abobrinha, berinjela, brócolis cozido, espinafre cozido e quiabo.

  • Leguminosas laxativas: feijão, grão de bico e fava.

  • Cereais laxativos: arroz integral, farelo de trigo e aveia em flocos finos. (O farelo de trigo e a aveia podem ser consumidos nas frutas, na comida ou em sucos).

  • Carnes: frango, carne vermelha magra, peixe e ovo.


Observação: Não é recomendado consumir mel e oleaginosas (castanhas, amendoim, avelã, amêndoa e nozes) antes de 1 ano de idade;


- É muito importante o consumo de água. Após cada refeição ingerir 50 ml de água.


A partir de 12 meses:

  • Frutas laxativas: abacate, abacaxi, ameixa preta fresca, melão, tangerina, caqui, laranja, morango, manga, mamão e uva. (Podem ser consumidas in natura, saladas, vitaminas ou cremes)

  • Verduras e legumes laxativos: acelga, alface, agrião, chicória, cenoura crua, beterraba crua, abobrinha, berinjela, brócolis cozido, espinafre cozido e quiabo.

  • Leguminosas laxativas: feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, fava.

  • Cereais laxativos: arroz integral, pão integral, biscoito integral, torrada integral, farelo de trigo, farelo de linhaça e aveia em flocos finos. (O farelo de trigo, farelo de linhaça e a aveia podem ser consumidos nas frutas, na comida ou em sucos)

  • Carnes: frango, carne vermelha magra, peixe e ovo.

  • Açúcares e doces: mel, geléia e passas (Podem ser consumidos em pães, biscoitos, bolos e frutas)

  • Leite e produtos lácteos: iogurte, leite, margarina e queijo.


Observação: É muito importante o consumo de água entre as refeições.


Dicas de receitas laxativas:


- Coquetel laxante: 1 unidade de laranja, 1 unidade de ameixa preta fresca, 1 fatia pequena de mamão, 1 colher de sobremesa de aveia em flocos finos e 200 ml de água. Ingerir durante o dia.


- Creme laxante: Bata no liquidificador 200 ml de leite artificial com 2 unidades de ameixa preta desidratada.

Receita de Bolo de banana e fibras

- Ingredientes:

5 bananas nanicas maduras

3 ovos inteiros

½ xícara de azeite de oliva extra virgem

½ xícara de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de linhaça ou chia

1 pitada de sal

2 xícaras de aveia em flocos ou quinoa em flocos

1 colher (sopa) de côco ralado

Castanhas moídas a gosto

Uva passa e canela e pó a gosto

1 colher (sobremesa) de fermento em pó


- Modo de Preparar:

Bata os 5 primeiros ingredientes no liquidificador, despeje em um recipiente e acrescente a quinoa ou a aveia em flocos, mexendo até ficar uma massa homogênea. Adicione os demais ingredientes, deixando por último o fermento. Coloque em uma fôrma antiaderente untada com azeite e leve ao forno a 180° por 30 minutos.


Leve seu filho ao pediatra regularmente. Criança feliz é criança saudável!

Este texto tem caráter educativo para esclarecimento e orientação dos pais.