O que é o Teste Genético da Bochechinha?
A Dra. Lorena de Melo, geneticista do CEP, responde.
O que é o Teste Genético da Bochechinha?
A Dra. Lorena de Melo, geneticista do CEP, responde.
O “teste da bochechinha” é um exame realizado em recém-nascidos, que possibilita identificar alterações em mais de 540 doenças tratáveis, minimizando possíveis sequelas futuras.
A partir da análise do DNA do bebê, é possível detectar a presença dessas condições — muitas delas, raras — e iniciar o tratamento precoce, o que pode garantir a qualidade de vida da criança em longo prazo.
Benefícios:
• Identificação precoce da doença
• Ação médica rápida e assertiva
• Evita sintomas e sequelas graves
Doenças Analisadas:
Deficiências Auditivas;
Doenças Cardiovasculares e Dislipidemias;
Doenças do Metabolismo de Vitaminas e Minerais;
Doenças Endócrinas;
Doenças Esqueléticas;
Doenças Hematológicas;
Doenças Hepáticas e Gastrointestinais;
Doenças Imunológicas;
Doenças Neurológicas;
Doenças Pulmonares;
Doenças Renais;
Erros Inatos do Metabolismo;
Farmacogenética;
Neoplasias.
Triagem genética vs Diagnóstico genético
Exames de triagem, como o Teste da Bochechinha, são feitos de forma preventiva, antes dos sintomas aparecerem. A proposta do teste é detectar doenças raras, mas que podem ser tratadas desde que haja intervenção precoce. Além disso, o exame permite a confirmação molecular de várias condições já testadas no Teste do Pezinho, ou seja, descobrir qual variação genética leva a condições como fenilcetonúria, fibrose cística, galactosemia, entre muitas outras.
Crianças sintomáticas e já em investigação para uma doença genética específica devem fazer outros testes, com finalidade diagnóstica.
Quando fazer?
O teste é recomendado para crianças assintomáticas de até 1 ano de idade, pois as doenças analisadas no teste se manifestam nos primeiros meses de vida.
O Teste da Bochechinha complementa a triagem neonatal tradicional, por isso recomendamos que seja realizado juntamente com os outros testes de triagem, como o Teste do Pezinho.
Como é realizado?
O Teste da Bochechinha é feito a partir de uma amostra coletada da mucosa bucal (parte interna da bochecha) com o auxílio de um cotonete estéril (swab). A coleta pode ser feita em casa, no consultório, ou na maternidade.
Precisa de pedido médico?
O Teste não exige pedido médico. O ideal é que a família tenha um médico de confiança com quem possa discutir os resultados dos exames e tirar as dúvidas que possam surgir durante a investigação. O acompanhamento clínico é fundamental.
Agende sua consulta.
Dra. Lorena de Melo Gama
CRM-DF 28.537